Grupos

Conheça os grupos do CORALUSP

GRUPO 12 EM PONTO

IMG_2914

Secos e Baianos: 12 em Ponto canta Secos e Molhados

O CORALUSP 12 em Ponto apresentará em 2018 um repertório baseado nas canções do primeiro disco do grupo Secos e Molhados. Músicas como O Vira, Rosa de Hiroshima, Sangue Latino e Mulher Barriguda são algumas das canções que o grupo apresentará.

Nas apresentações em conjunto com o CORALUSP XI de Agosto, músicas do disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos, também estarão presentes.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Cidade Universitária | Segundas e Quartas (das 12h às 14h).

Acompanhe apresentações do grupo 12 em Ponto [clique aqui].

Acompanhe apresentações dos grupos 12 em Ponto e XI de Agosto [clique aqui].

 

GRUPO AZUL

IMG_1453 - Cópia

Grupo Azul canta Beatles

O projeto “Azul canta Beatles” apresenta uma seleção de clássicos do grupo inglês, arranjados para coro misto à quatro vozes, com acompanhamento instrumental de piano, baixo e bateria.

Regente: André Juarez

Ensaios: Cidade Universitária | Azul dia: Terças e Quintas (das 12h às 14h) – Azul Noite: Segundas e Quartas (das 20h às 22h) e Sábados (das 15h às 18h30).

GRUPO DONA YAYÁ

IMG_0738

Bixiga – A música do Bixiga e de São Paulo

Neste ano de 2018 propomos dar continuidade ao  projeto “Bixiga”, o qual tem por objetivo a investigação e a montagem de um repertório coral apresentando o ambiente sonoro do bairro e seu entorno através de peças originais para coro e arranjos vocais.

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Casa de Dona Yayá | Quintas (das 19h às 22h).

CORALUSP Dona Yayá apresenta Tradição [clique aqui].

 

GRUPO FEMININO

L1580489

O canto das sereias – em canto

Com o objetivo de divulgar a obra coral composta para vozes femininas, o programa é composto por peças do repertório universal para coro feminino, compreendendo peças eruditas e populares, sacras e profanas, a capella ou com acompanhamento de piano e percussão.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária | Terças (das 18h às 20h30).

CORALUSP Feminino apresenta Assum Preto [clique aqui].

GRUPO LAPA

tendal1

Estação Tendal – 20 anos de um CORALUSP espalhado por toda São Paulo

Este projeto visa celebrar os 20 anos do CORALUSP Lapa (antigo Tendal), recriando o repertório dos 13 projetos apresentados pelo grupo desde quando iniciou sua atividade em 1998.

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Tendal da Lapa | Segundas e Quartas (das 20h às 22h15).

CORALUSP Lapa (antigo Tendal) apresenta 7 Estrelas [clique aqui].

 

GRUPO MARIA ANTONIA

aaaa

Samba Secular 

O grupo Maria Antonia apresenta programa centrado em uma das principais tradições brasileiras: o samba. Das raízes, nas umbigadas e lundús às criações contemporâneas de  jovens autores, esta parte do repertório trará para o ambiente polifônico do coro esta peça chave para o entendimento da brasilidade.

O programa contará ainda com uma parte eclética do repertório:  várias épocas e estilos, eruditas e populares, de Bach a Bob Marley, como parte do processo didático importante  no desenvolvimento técnico e humano dos participantes.

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Centro Universitário Maria Antônia | Quartas e Sextas (das 14h às 16h30).

 

GRUPO JUPARÁ

jupará

De corpo e alma

O programa visa apresentar obras do repertório coral de diferentes épocas e estilos, mas com ênfase na música antiga. O repertório deve necessariamente combinar composições sacras e seculares.

“Amazônia – amor e mistério” – As Canções de Waldemar Henrique

Waldemar Henrique (1905-1995) é um dos mais destacados compositores brasileiros no âmbito da canção. Seu idioma musical dialoga igualmente com o clássico e popular, sem cerimônias. Melodias inspiradas e vocalidade tipicamente brasileira constituem terreno fértil para o Grupo Jupará, o qual apresentará alguma de suas canções para voz e piano e em arranjos para coro misto.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Cidade Universitária | Sábados (das 15h às 18h).

Assista: CORALUSP Jupará apresenta “Weep, O Mine Eyes” [clique aqui]

 

GRUPO SESTINA

sestina

Música Viva – Whitacre e Araneda

Este projeto tem por objetivo levar ao público peças corais de compositores vivos, divulgando assim a arte coral contemporânea brasileira e estrangeira. O programa inclui a montagem da cantata “Juvenal e o Dragão”, de Nibaldo Araneda, inspirada na Literatura de Cordel e composta especialmente para o grupo Sestina. Integram também o espetáculo “as Five Hebrew Love Songs” (cinco canções hebraicas de amor) para coro, violino solo e percussão, do compositor americano Eric Whitacre.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária | Sextas (das 19h às 22h).

CORALUSP Sestina canta Kyrie e Gloria [clique aqui].

GRUPO SUL FIATO

SUL FAIOTO

Sul Fiato 15 anos – Uma viagem no tempo

O grupo Sul Fiato completará 15 anos em 2018. Fundado como CORALUSP – IPT no final de 2003, realizou vários projetos em diferentes temas. Nestes 15 anos de atividades foram desenvolvidos diversos projetos abrangendo repertório clássico e popular de diversas épocas e estilos, que foram apresentadas ao longo destes anos e de diferentes projetos, contando com a participação de diversos cantores que passaram pelo grupo em seus 15 anos de trajetória.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária | Quintas (das 18h às 20h30).

CORALUSP Sul Fiato apresenta Travessia[clique aqui].

 

 

GRUPO TARDE 

tarde

Tarde em formação 

Contemplando tradições musicais de origem africana, europeia e indígena, o grupo Tarde fará ensaios com um repertório variado através da música coral. Entre as diferentes linguagens a serem abordadas, destacam-se os negro spirituals, a polifonia renascentista e arranjos de música popular brasileira.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária | Segundas (das 18h às 20h).

 

 

 

GRUPO TODO CANTO

todo canto

Mosaico – O todo sem a parte não é o todo, a parte sem o todo não é parte (Gregório de Matos)

A partir da seleção de músicas do repertório coral mundial, as apresentações possuirão um programa variado, com obras da Europa às Américas, da Renascença à atualidade. De caráter sacro e profano, popular e erudito, as canções também se inserem no rol de obras folclóricas, barrocas, brasileiras e contemporâneas.

Jesu Meine Freude e outras peças sacras

O moteto Jesu Meine Freude, BWV 227, também conhecido como moteto número 3 em mi menor de Johann Sebastian Bach é um dos mais expressivos e populares do compositor. O título da obra é do hino “Jesu Meine Freude”, cuja melodia é de autoria de Johann Crüger. A peça é escrita a 5 vozes.

O grupo apresentará este moteto em igrejas, complementando o programa com obras sacras de outros compositores, inclusive brasileiras.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Cidade Universitária | Quartas (das 18h ás 21h).

CORALUSP Todo Canto apresenta La Flor de La Canela [clique aqui].

 

GRUPO ZIMANA

zimana

A saga de Clóris

O grupo apresentará um conjunto de peças significativas da música coral, de diferentes épocas e estilos, reunidas tematicamente sob a forma de espetáculo cênico para contar a história da personagem mitológica Clóris, proporcionando ao público diversão teatral e uma oportunidade envolvente de ouvir obras de requintada expressão estética.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Cidade Universitária | Terças e Quintas (das 20h às 22h).

Assista: CORALUSP Zimana apresenta “Minha Cabocla” [clique aqui].

 

GRUPO XI DE AGOSTO 

edu

Secos e Baianos: XI de Agosto canta Acabou Chorare, dos Novos Baianos

O CORALUSP XI de Agosto apresentará em 2018 um repertório baseado nas canções do disco Acabou Chorare do grupo Novos Baianos. Músicas como Brasil Pandeiro, Tinindo Trincando, Mistério do Planeta e A Menina Dança são algumas das canções que o grupo apresentará.

Nas apresentações em conjunto com o CORALUSP 12 em Ponto, músicas do primeiro disco dos Secos e Molhados também estarão presentes.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Faculdade de Direito | Quartas (das 19h ás 22h) e Sábados (das 10h ás 13h).

Acompanhe apresentações do grupo XI de Agosto [clique aqui].

Acompanhe apresentações dos grupos 12 em Ponto e XI de Agosto [clique aqui].

 

GRUPO EXPERIMENTAL 1

Trabalho aberto para pessoas que queiram se iniciar no canto coral, independente de conhecimento prévio sobre afinação, emissão ou ritmo.

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Cidade Universitária | Terças (das 11h às 12h).

 

GRUPO EXPERIMENTAL 2

Trabalho aberto para pessoas que já tem noções de afinação e ritmo e que se preparam para ingressar em um coro.

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Cidade Universitária | Terças (das 12h às 13h30).