Conheça os grupos do CORALUSP

 CORALUSP 12 EM PONTO

10
Foto: Júlia Montesanti

A palo seco

Em 2020, o CORALUSP 12 em ponto apresentará “A palo seco”, repertório composto por canções de compositores nordestinos de várias épocas e estilos, como Alceu Valença, Belchior, Caetano Veloso, Chico César, Dominguinhos, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, entre outros. Assim, oferece ao público a oportunidade de conhecer um amplo painel da música desenvolvida no nordeste brasileiro, que tem importância fundamental na MPB. 

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Cidade Universitária Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã | segundas e quartas das 12h às 14h

 

CORALUSP ANDANTE

Foto: Júlia Montesanti
Foto: Júlia Montesanti

Além do programa “Fiori D’Itália”, em 2020 o CORALUSP Andante fará também um programa de Música Popular Brasileira e outro eclético que contemplará negro spiritual, erudito europeu e raízes africanas e pré-colombianas — ambos em fase de construção. Os programas serão integrados para todos os grupos.

Fiori D’Itália

Herdeiras do helenismo, Roma, Florença, Veneza, e Nápoles foram grandes centros de produção e pensamento cultural durante o período em que se gestou a música ocidental tal como a conhecemos hoje. Giovanni Pierluigi da Palestrina, Orlando di Lasso e Claudio Monteverdi foram alguns dos mais proeminentes compositores a dar voz ao sentimento humanista que contagiava a Europa durante o renascimento. A prática e o conhecimento deste repertório é, até os dias de hoje básica para aqueles que desejam adentrar os universos musicais contíguos como o barroco, o clássico, o romântico e mesmo os ambientes musicais modernos e contemporâneos. Em 2020, o Andante percorrerá este trajeto, que tanto bem se presta às questões de emissão e técnica vocal quanto a este embasamento histórico que traz vitalidade e sentido à performance musical.

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Cidade Universitária Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã | Andante X (oficina): terças das 10h30 às 13h30 / Andante Y: quintas das 14h00 às 17h00 / Andante Z: quintas das 17h30 às 20h30

 

CORALUSP AZUL

azul

Azul, presente!

O programa “Azul, presente” se propõe a enfrentar, com o canto, o momento difícil que atravessamos no Brasil a partir do resgate de músicas que fizeram parte dos 23 anos de existência do Grupo Azul e do CORALUSP, desde sua criação, e que fazem parte do momento presente em que vivemos. É também uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018.

Ensaios: Favo 17 – Cidade Universitária, Rua do Anfiteatro, 181 – Butantã | Azul dia: terças e quintas das 12h às 14h / Azul noite: segundas quartas das 20h às 22h e sábados das 15h às 18h30

Regente: André Juarez

 

CORALUSP DONA YAYÁ

yaya
Foto: Raquel Siphone

Agora!

Para o ano de 2020 o CORALUSP Dona Yayá propõe o projeto “AGORA!” – Vozes recentes de São Paulo, uma continuação da proposta anterior, porém cujo recorte de pesquisa de repertório e elaboração de arranjos será a produção de canções de música popular produzidas nos últimos anos na cidade de São Paulo, os compositores (as) e suas canções produzidas recentemente.

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353 – Bixiga | terças-feiras: ensaio de naipes (um ensaio de naipe por mês) das 19h30 às 21:30 e quintas-feiras: ensaio geral das 19h às 22h

 

CORALUSP FEMININO

feminino
Foto: Júlia Montesanti

Mulheres na música

Desde que as obras musicais começaram a ser registradas, se tem conhecimento de compositoras. Muitas não são famosas, como Barbara Strozzi, Amy Beach ou Ethel Smyth, mas há outras como Clara Schumann, Chiquinha Gonzaga ou Dolores Duran, que, num universo musical muito mais masculino que feminino, ficam em segundo plano nos repertórios de grupos musicais, em especial no de coros.

Em virtude disso, em 2020 o CORALUSP Feminino fará um programa de obras de um universo feminino, com peças compostas por mulheres e outras, também, que remetam à mulher.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: ICB IV – Cidade Universitária, Av. Prof. Lineu Prestes, 1730 – Butantã | segundas das 18h30 às 20h00. Primeira segunda feira do mês para sopranos, 2ª segunda feira mês para mezzos e 3ª segunda do mês para contraltos; terças das 18 às 20h30 para todas as vozes. 

 

CORALUSP JUPARÁ

jupara
Foto: Júlia Montesanti

De Corpo e Alma

Atualmente, o CORALUSP Jupará trabalha o programa “De corpo e alma”, repertório de obras corais de diferentes estilos e épocas, incluindo composições sacras e seculares, de modo a ressaltar essas duas grandes vertentes de inspiração dos compositores.

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Favo 17 – Cidade Universitária, Rua do Anfiteatro, 181 – Butantã | sábados das 15h às 18h

 

CORALUSP LAPA

lapa
Foto: Raquel Siphone

Baile Nostalgia

Neste ano o CORALUSP Lapa dá continuidade ao programa iniciado em 2019: Baile nostalgia. Com repertório de black music brasileira formado por canções de compositores e intérpretes dos anos 70 e 80 como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Genival Cassiano, Hyldon, Di Melo, Gerson King Combo, Sandra de Sá, Djavan, Gilberto Gil, entre outros.

Regente: Mauro Aulicino

Ensaios: Prefeitura Regional da Lapa, Rua Guaicurus nº 1000 – Lapa |  segundas-feiras: ensaio de naipes (um ensaio de naipe por mês) das 20h às 22h e quartas-feiras: ensaio geral das 19h30 às 22h15 

 

CORALUSP SESTINA

sestina
Foto: Júlia Montesanti

Rosa Mística

No programa “Rosa Mística”, o CORALUSP Sestina apresenta obras corais que revisitam contos, lendas e poemas de diferentes culturas e períodos, com destaque para temáticas relacionadas à natureza e a seus mistérios. Entre as peças a serem apresentadas no espetáculo incluem-se “Dirait-on” (Morten Lauridsen, sobre texto de Rainer Maria Rilke), “Mulungu fuloriô” (Antonio Vaz) e “Les Djinns” (Gabriel Fauré, sobre poema de Victor Hugo).

Regente: Márcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária – local a definir | sextas das 19h às 22h

 

CORALUSP SUL FIATO

sulfiato

Trilha sonora

Em 2020 o CORALUSP Sul Fiato apresentará um programa composto por músicas de filmes e séries.

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: ICB IV – Cidade Universitária, Av. Prof. Lineu Prestes, 1730 – Butantã | quintas-feiras das 18h às 21h

 

CORALUSP TARDE 

tarde

Um Giro pelo Canto Coral 

Em 2020, o programa do CORALUSP Tarde será eclético, contemplando arranjos de música popular brasileira e estrangeira, peças da renascença e negro spiritual. O repertório será pensado e dirigido por Márcia Hentschel e pelos monitores envolvidos no trabalho.

Regente: Marcia Hentschel

Ensaios: Cidade Universitária – local a definir | segundas das 18h às 20h

 

CORALUSP TODO CANTO

todo-canto
Foto: Júlia Montesanti

Em 2020 o CORALUSP Todo Canto irá trabalhar dois programas. Além de dar continuidade ao “Intercâmbios”, apresentará também o Requiem de Fauré em sua íntegra. 

Intercâmbios

“Intercâmbios” é um programa de peças variadas de compositores que sofreram influência da música de outros compositores, países ou continentes, da música popular e do folclore desses países, e que também influenciaram outros compositores.

Requiem de Fauré

O Requiem de Fauré é uma obra marcante da música coral religiosa francesa. Ele será apresentado em sua íntegra, com acompanhamento de órgão ou piano a partir do segundo semestre. 

Regente: Paula Christina Monteiro

Ensaios: Anfiteatro Camargo Guarnieri – Cidade Universitária, Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã | quartas-feiras das 18h00 às 21h00

 

CORALUSP XI DE AGOSTO 

xi
Foto: Júlia Montesanti

Mil tons de Elis

Em 2020 o CORALUSP XI de Agosto apresenta “Mil tons de Elis”, um repertório formado por canções do repertório de Milton Nascimento e de Elis Regina, tais como “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Para Lennon e Mc Cartney”, “Nada será como antes”, “Saudade dos aviões da Panair”, “Romaria”, “Redescobrir”, “O que foi feito de Vera”, “Como nossos pais”, “Arrastão”, entre outras.

Regente: Eduardo Fernandes

Ensaios: Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95, 3º andar – Centro | quartas das 19h às 22h e sábado das 10h às 13h

 

CORALUSP ZIMANA

zimana

 Mapa da Música Coral

Nesse ano o CORALUSP Zimana dará continuidade ao programa Mapa da Música Coral, proposta de excursão musical através de peças significativas da música coral, de diferentes épocas e estilos, proporcionando ao público a oportunidade de ouvir obras de requintada expressão estética. 

Regente: Alberto Cunha

Ensaios: Favo 17 – Cidade Universitária, Rua do Anfiteatro, 181 – Butantã | terças e quintas das 20h às 22h