GRUPOS

Grupo 12 em Ponto


MEU TEMPO É QUANDO

Por ocasião da comemoração dos 50 anos de existência do CORALUSP, o grupo 12 em Ponto propõe um repertório de música brasileira que faz uma reflexão sobre o tempo.
O conceito de tempo é bastante amplo e faz referência a questões bastante objetivas, como a mensuração das horas (nome do grupo), andamento e duração dos sons na música. Por outro lado, esta mesma palavra também define, de forma mais subjetiva, o amadurecimento, a memória, ritos de passagem e a própria história.
A música popular brasileira tratou deste tema inúmeras vezes ao longo de sua trajetória, como atestam entre outras as canções: “Seja breve”, de Noel Rosa, “Oração ao tempo” de Caetano Veloso, “O tempo não para” de Cazuza e “O tempo sem tempo” de José Miguel Wisnik.

Cidade Universitária
Regente: Eduardo Fernandes
Ensaios: Segundas e Quartas (das 12h às 14h)

Grupo Azul

GRUPO AZUL – 20 ANOS

Esse projeto fará uma retrospectiva das duas décadas de atividades do Grupo Azul do CORALUSP, apresentando um repertório eclético e bem variado com obras que foram mais significativas na trajetória do grupo ao longo desse período.

Cidade Universitária 

Regente: André Juarez
Ensaios: Azul Dia   Terças e Quintas (das 12h às 14h)
Azul Noite    Segundas e Quartas (das 20h às 22h) e Sábados  (das 15h às 18h30)

Grupo Sestina

MÚSICA VIVA

O programa deste grupo concentra-se em obras corais de compositores contemporâneos. Com o objetivo de levar ao público um repertório não tão frequentemente executado, porém variado e potencialmente atrativo, o programa incluirá obra de autores de diferentes nacionalidades e abordará gêneros e formações musicais diversas, transitando entre peças para coro a cappella e obras com acompanhamento instrumental. Como obra principal teremos uma composição, feita exclusivamente para o Sestina, do compositor e regente Nibaldo Araneda.

Cidade Universitária
Regente:
Marcia Hentschel
Ensaios: Sextas (das 19h às 22h)

 

Grupo Sul Fiato

 
ALMA BRASILEIRA – REDESCOBRINDO O BRASIL ATRAVÉS DA MÚSICA CORAL
Um programa exclusivamente dedicado à música brasileira de várias épocas e estilos. O objetivo é mostrar de onde vem nossa música, indicando os caminhos que ela percorreu até os dias de hoje.

Cidade Universitária
Regente: Paula Christina Monteiro
Ensaios:  Quintas (das 18h00 às 20h30)

 

Grupo Feminino

PROJETO EM FORMAÇÃO

Cidade Universitária
Regente: Paula Christina Monteiro
Ensaios:  Terças (das 18h00 às 20h30)

 

Grupo Tarde – Vozes Femininas

IMG_7623
PROJETO EM FORMAÇÃO
Cidade Universitária

Regente: Marcia Hentschel
Ensaios: Segundas  (das 18h às 20h)

 

Grupo Zimana


MAPA DA MÚSICA CORAL

O objetivo do projeto é apresentar um conjunto de peças significativas da música coral, de diferentes épocas e estilos, proporcionando ao público a oportunidade de ouvir obras de requintada expressão estética.

Cidade Universitária
Regente: Alberto Cunha
Ensaios: Terças e Quintas (das 20h às 22h)

 

Grupo Jupará

DE CORPO E ALMA

O projeto visa apresentar obras do repertório coral de diferentes épocas e estilos, mas com ênfase na música antiga. O repertório deve necessariamente combinar composições sacras e seculares.

Cidade Universitária
Regente: Alberto Cunha
Ensaios: Sábados (das 15h às 18h)

 

Grupo XI de Agosto 

TRADIÇÃO E RUPTURA

“Tradição e Ruptura” é um projeto que procura fazer um resgate do percurso do CORALUSP XI de Agosto nos últimos 30 anos.
O repertório do CORALUSP XI de Agosto foi sempre pautado pela coexistência do tradicional versus o novo, do sagrado com o profano. Dentro desta perspectiva o grupo canta com o mesmo empenho um madrigal renascentista de John Bennet, um samba de Moreira da Silva, uma música indígena brasileira, um tango de Astor Piazzolla ou um Funk carioca.

Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95 – 3º andar – Centro
Regente: Eduardo Fernandes
Ensaios: Quartas (das 19h ás 22h) e Sábados (das 10h ás 13h)

 

Grupo Tendal

PARADEIRO – ALGUMAS CANÇÕES DE HOJE

Para o ano de 2016 e 2017 com o projeto “Paradeiro – Algumas canções de hoje”, estamos propondo a investigação e montagem de um repertório desse cancioneiro nos dias atuais focalizando uma corrente de músicos, compositores, arranjadores e produtores que estão trilhando hoje um caminho de continuação desta tradição popular Brasileira urbana.

Peças em destaque: Boi de Haxixe (Zeca Baleiro. Arr: KItty Pereira); Paradeiro (Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown/Marisa Monte. Arr: Selma Boragian); Pérolas aos Poucos (José Miguel Wisnik e Paulo Neves. Arr: Mauro Aulicino).

Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1.100 – Lapa
Regente: Mauro Aulicino
Ensaios: Quartas e Sextas (das 20h às 22h15)

Grupo Yayá


CANÇÕES DO MUNDO

O projeto apresentará uma coletânea de peças originais para coro e arranjos vocais de vários continentes, com repertório escolhido pelo próprio grupo.

Peças em destaque: Ojos Garços há la Niña (Anônimo – Cancionero de Upsala – sec. XVI); Beira Mar Novo (Domínio Público – informante: Leonida Rosa da Conceição – Araçuaí MG); Duerme Negrito (Tradicional Venezuelano e Colombiano); Ederlezi (Tradicional Romeno).

BIXIGA

O projeto apresentará a música do Bixiga e de São Paulo.

Peças em destaque: Tradição (Geraldo Filme); Praça Clovis (Paulo Vanzolini); São Jorge (Kiko Dinucci); Abrigo de Vagabundos (Adoniran Barbosa).

Casa de D. Yayá – Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista
Regente: Mauro Aulicino
Ensaios: Quinta (das 19h às 22h00)

Todo Canto

IMG-20150619-WA0004
MOSAICO
Há peças que são unanimidade no que se refere ao repertório coral. No mundo todo, onde há coral a capella, as peças do período renascentista, especialmente as italianas e francesas, fazem parte do repertório. O grupo vai buscar músicas selecionadas do repertório coral mundial e apresentar um programa variado, com músicas da Europa e das Américas, que vão da renascença aos dias de hoje, sacras e profanas, populares e eruditas, além de folclóricas e contemporâneas brasileiras. O repertório inclui músicas de Debussy, Piazzolla, Brahms e Tom Jobim.

Cidade Universitária
Regente: Paula Christina Monteiro
Ensaios: Quartas (das 18h às 21h)

 

Grupo Maria Antônia 

Oxumaré
EXPERIMENTOS DE VOZ E CORPO

O projeto pretende reunir prática vocal, criação e improvisação musicais, percussão e expressão corporal em uma mesma atividade. Os temas musicais e seus arranjos serão desenvolvidos pelos próprios integrantes do grupo. A performance será levada a lugares diversos, como teatros, praças, parques e a própria rua.

Cidade Universitária – Prédio da Administração Central – Rua da Praça do Relógio, 109
Regente:
Tiago Pinheiro
Ensaios: Quintas (das 12h00 às 13h30)

 

Grupo Novo

Este grupo  iniciará seus trabalhos no dia 15 de março,  reunindo pessoas com experiência musical prévia para realizar um trabalho eclético de criação e interpretação musicais. Caetano Veloso, Chico Buarque, João Bosco, Bob Marley, John Dowland e Clement Janequin serão alguns dos autores presentes no repertório, além de outros a serem escolhidos pelo próprio grupo. Haverá espaço também para improvisações e criações coletivas como parte da rotina de ensaios e apresentações.

Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) – Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar

Regente: Tiago Pinheiro

Ensaios: Quartas e Sextas (das 14h00 às 16h00)